Como funciona o serviço de portaria remota? Saiba mais


No Brasil, o conceito de portaria remota ainda está sendo difundido, contudo, no exterior já é uma realidade há mais de duas décadas. Trata-se de uma solução em que não há um porteiro presente fisicamente no condomínio e o controle é realizado pelo monitoramento de câmeras. A tecnologia permite otimizar os mais variados tipos de serviço.

Como funciona o serviço de portaria remota?

A portaria remota é uma alternativa para substituir a presença física de um porteiro, o controle de acesso ao condomínio é realizado à distância por meio da internet. O sistema é simples, o visitante aperta o botão do interfone normalmente e estabelece contato com o porteiro. A diferença está no fato de que o profissional não está presente na portaria, mas sim em uma central, através da qual visualiza o indivíduo por câmeras.

Em seguida, o porteiro notifica o morador a respeito do visitante, isso pode ser feito pelo interfone, telefonema ou até aplicativo de celular. O morador decide, então, se libera ou não a entrada do visitante. Por sua vez, o controle de acesso dos moradores é feito por meio de sistema de biometria (impressão digital ou reconhecimento da íris) ou uso de cartões magnéticos.

Sistema estruturado de segurança

Empresas de seguranças profissionais alinhadas com as novidades tecnológicas têm oferecido o serviço de portaria remota observando o seu potencial de reduzir situações de risco para os moradores dos condomínios. O estabelecimento desse tipo de serviço demanda uma estrutura completa de câmeras, sistemas de identificação, conexão com a internet e profissionais treinados.

Terceirizar a segurança é uma estratégia bastante interessante para redução de custos e, também, para ter acesso ao que há de mais tecnológico nesse setor. Trata-se de um investimento bastante pesado se for feito diretamente pelo condomínio ou empresa. A partir do momento em que se contrata uma prestadora de serviço, é possível diluir esses custos. 

Quais as vantagens de uma portaria remota?

Agora que você já entendeu como funciona os serviços de uma portaria remota, vai gostar de saber quais são as vantagens dessa contratação.

Redução do valor do condomínio

A adoção do sistema de portaria remota permite reduzir o valor das taxas de condomínio em até 50%. Obviamente, isso varia de condomínio para condomínio, mas é uma realidade a diminuição dos custos para manter a portaria funcionando.

Redução das chances de processos trabalhistas

A terceirização de serviços de segurança e portaria reduz as chances de que o condomínio sofra com ações trabalhistas, pois os colaboradores são de responsabilidade da prestadora de serviço. 

Portaria 24 horas

O serviço remoto de portaria permite o funcionamento 24 horas por dia e com o benefício adicional de registrar pelas câmeras todo mundo que passou pelo local. 

Fim do desvio de função

Os porteiros presentes fisicamente nas portarias costumam ajudar os moradores com uma série de tarefas, como carregar compras, ajudar a trocar lâmpadas, entre outros. Toda vez que o profissional cede a um pedido de um morador, deixa seu lugar vazio e com isso abre precedente para maior insegurança. Com a portaria à distância não tem como ocorrer o desvio de função.

Fim dos atritos

Também é válido mencionar que a portaria remota dá fim aos atritos entre os porteiros e moradores, algo bastante desgastante para a rotina. 

Maior segurança

Um porteiro presente fisicamente na portaria pode gerar situações de grande risco, ele pode ser rendido, por exemplo, por bandidos que, assim, conseguirão ter acesso ao interior do edifício. 

O sistema de portaria remota tem se mostrado uma excelente alternativa para tornar o dia a dia dos condomínios mais seguro e reduzir custos operacionais. 

Imagem: https://www.shutterstock.com/

Desejo receber mais artigos como esse:

Gostou? Compartilhe

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *