Como um sistema de segurança pode ajudar sua empresa a diminuir custos?


Um sistema de segurança eficiente é fundamental para preservar o patrimônio corporativo, bem como para, em médio e longo prazo, reduzir custos. A necessidade prática para preservação do patrimônio da organização já é reconhecida, no entanto, ainda não se faz um debate consistente a respeito do impacto de economia que se pode ter de maneira geral.

Entenda como um sistema de segurança pode ajudar a reduzir custos na empresa

A contratação de uma empresa de segurança terceirizada se tornou uma necessidade em tempos de grande insegurança para o patrimônio corporativo. Contudo, o que muitos gestores ainda não identificaram é que essa solução se mostra relevante não somente para evitar problemas estruturais, como também para reduzir custos. Confira, a seguir, mais detalhes sobre os pontos em que esse cuidado pode ter uma ação positiva.

1 – Redução de prejuízos patrimoniais

Empresas que contam com um sistema de segurança reduzem significativamente os casos de roubos e depredação. A possibilidade de vigiar remotamente, 24 horas por dia, 7 dias por semana, o patrimônio, permite agir com rapidez em uma tentativa de invasão, por exemplo. A partir do momento em que os episódios de roubo são reduzidos, se evita o custo para remediar a situação. 

2 – Redução de episódios de paralisação da produção

O trabalho da equipe de segurança contribui não somente para evitar prejuízos relativos à estrutura física da empresa, como também para diminuir episódios em que se mostra necessário paralisar a produção. Uma invasão à sede de uma empresa pode fazer com que não se tenha condições de manter a rotina nos dias seguintes. 

A vigilância constante é crucial para inibir esse tipo de ação, bem como para manter a operacionalidade assegurada, não deixe que imprevistos impeçam o bom caminhar da sua organização. 

3 – Serviço terceirizado

Ao contratar mão de obra terceirizada para fazer a segurança da companhia, os gestores estão adotando uma estratégia relevante de redução de custos. Isso porque os colaboradores estão ligados à estrutura da empresa terceirizada que é a responsável pelo atendimento das questões trabalhistas, assim como pelo fornecimento de treinamento. 

Colocando na ponta do lápis, é possível identificar uma economia significativa em optar pela terceirização da segurança. Também vale ressaltar que, sendo essa a responsabilidade da prestadora de serviço, se tem mais qualidade na entrega. 

4 – Acesso à tecnologia de ponta

As empresas terceirizadas de segurança oferecem, ainda, para seus contratantes acesso a uma estrutura de equipamentos de última geração para o monitoramento do ambiente físico das organizações. Como o foco dessas empresas é ofertar serviços de segurança, estão sempre investindo em atualizações de estrutura física e humana. Basicamente, as contratantes têm acesso ao que há de mais moderno em soluções de segurança com um preço significativamente reduzido. 

5 – Aumento da motivação dos colaboradores

Os profissionais que trabalham na sua empresa se sentirão mais motivados sabendo que estão em um ambiente seguro. Saiba que, em muitos casos, o baixo desempenho dos colaboradores está relacionado à sensação de insegurança, tanto do ponto de vista das normas técnicas do trabalho (não negligencie essa questão) quanto da possibilidade de ser abordado na entrada ou saída da companhia. 

Um sistema de câmeras inibe consideravelmente a ação de assaltantes, uma estratégia simples que pode trazer benefícios imensos para os seus colaboradores. Além de contratar o serviço de segurança terceirizado, é válido comunicar a existência desse recurso para os funcionários e orientá-los sobre procedimentos para aumentar a sua segurança, especialmente se a empresa estiver localizada em uma área de risco. 

A segurança patrimonial é um assunto bastante sério e que, quando bem conduzido, ainda contribui para gerar economia para as empresas. 

Imagem: https://www.shutterstock.com/

Desejo receber mais artigos como esse:

Gostou? Compartilhe

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *