Conheça 4 tecnologias que podem ser aliadas no controle de acesso para recepção


O controle de acesso na recepção é imprescindível para a segurança patrimonial e pessoal dos indivíduos que moram e/ou trabalham no local. Os colaboradores que atuam na portaria podem otimizar o seu trabalho com tecnologias que ajudem na identificação das pessoas que estão tentando acessar o local. Continue lendo para entender como algumas tecnologias podem ser empregadas para essa finalidade. 

Controle de acesso: conheça 4 tecnologias que podem ser suas aliadas

Além de contar com porteiro e vigilante devidamente treinados, os edifícios comerciais e residenciais devem contar com recursos de tecnologia para tornar mais prático e eficiente o trabalho de identificação daqueles que chegam. Confira abaixo 4 tecnologias que são muito interessantes para essa finalidade. 

1 – Biometria

A biometria é um recurso que tem se mostrado bastante útil para o controle de acesso para recepção, a aprovação de acesso é feita através da identificação de uma característica biológica do indivíduo. Assim, é possível ter mais assertividade para determinar quem pode ou não entrar. 

Existem alguns tipos de tecnologia de biometria, incluindo a tecnologia por impressões digitais (dedos), desenhos da íris (olho), impressões da palma da mão (mão) e reconhecimento facial (rosto). Como essas informações são exclusivas de cada indivíduo, permitem a identificação de quem está tentando acessar o espaço. 

É uma metodologia que corrobora para a segurança dos edifícios residenciais e comerciais, evitando potenciais ameaças, como o acesso de pessoas não autorizadas. E para quem pensa que se trata de uma solução de filmes de ficção científica, é importante ressaltar que a biometria vem se popularizando nos últimos anos. 

2 – Portaria virtual

Em edifícios cujo fluxo de movimento é muito intenso, a portaria virtual se mostra uma alternativa bastante interessante. Com essa tecnologia, o controle de acesso e o monitoramento de diferentes ambientes é realizado pelo mesmo profissional que tem acesso a recursos de imagem. 

O sistema para autorizar a entrada é mais simples, agilizando o movimento, mas sem deixar de ser seguro. O uso de ferramentas de registro dos indivíduos que acessam o edifício com a criação de cadastro e filmagens permite saber tudo o que acontece 24 horas por dia. As imagens podem ser salvas em backup, de maneira a poderem ser constantemente revistas. 

3 – Identificação por senha

Um recurso que a empresa de segurança contratada pode utilizar para auxiliar a portaria no controle de acesso é a adoção de um sistema de identificação por senha para facilitar a entrada de quem é morador ou trabalha no local, no caso de edifícios comerciais. Uma tecnologia relativamente simples e que não tem um custo tão significativo, mas que pode ser uma excelente solução para agilizar o fluxo de pessoas e veículos sem perder a segurança. 

É importante conscientizar os frequentadores e moradores do espaço a respeito da importância de não passar essa senha para outras pessoas, ainda que sejam conhecidas. É preciso, ainda, que o porteiro seja treinado para agir assertivamente caso alguém esqueça a senha e acabe ficando para fora, passando por uma situação constrangedora. 

4 – NFC e Bluetooth

Duas tecnologias de comunicação que têm em comum o curto alcance que, talvez para outras finalidades não seja tão interessante, mas no contexto de segurança são perfeitas. Esses recursos têm sido empregados para a identificação virtual e também para liberar portas e cancelas. A ideia é identificar as pessoas que estão tentando acessar o edifício e, se estiver tudo certo, fazer a liberação automática.

Gostou de conhecer mais sobre essas tecnologias e como elas podem ajudar na segurança patrimonial? Qual opção acha que mais se adéqua às suas necessidades?

Desejo receber mais artigos como esse:

Gostou? Compartilhe

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *