Conheça 7 benefícios que uma empresa terceirizada pode trazer para sua empresa


Contratar uma empresa terceirizada para realizar uma determinada tarefa, como a segurança e o atendimento de portaria, para a sua companhia pode ser uma excelente solução, tanto do ponto de vista financeiro como do ponto de vista prático. A Lei Federal n°13.429, de 31 de março de 2017, ampliou o universo de possibilidades para a terceirização. 

Conheça os 7 benefícios de contratar uma empresa terceirizada

Você já considerou terceirizar os serviços de segurança, limpeza, portaria, entre outros na sua empresa? Essa é uma prática cada vez mais comum entre as companhias, pois, colocando na ponta do lápis, fica evidente a economia financeira que pode ser conquistada. No entanto, nem só de benefícios econômicos essa medida é feita, continue lendo para entender melhor.

1 – Desburocratização e redução de custos

Ao contratar uma empresa terceirizada é possível ter acesso a uma potencial redução de custos operacionais e desburocratização. A contratação da mão de obra fica a cargo da terceirizada, ou seja, processo de seleção, capacitação e encargos trabalhistas não são responsabilidades da tomadora do serviço. Na conta da redução de custos devemos acrescentar ainda a aquisição de materiais e equipamentos, que também fica a cargo da prestadora de serviço. 

2 – Terceirização aumenta o foco

Uma fabricante de balas e doces, por exemplo, deve ser especializada em fazer produtos gostosos e de qualidade. No entanto, também precisará manter as instalações limpas e seguras para preservar seu patrimônio. Para manter seu foco no fabrico de seus produtos, sem deixar as questões mencionadas acima de lado, nada melhor do que contratar uma empresa de segurança e limpeza terceirizada.

3 – Menor concentração de custos fixos

A terceirização permite transformar um custo fixo (salário de um colaborador diretamente contratado) em um custo variável (pagamento de serviço). Essa menor concentração de custos fixos possibilita liberar o fluxo de caixa, ou seja, ter mais dinheiro disponível para enfrentar um imprevisto e/ou investir na melhoria dos seus produtos/serviços. Em um momento em que sua companhia precisar de investidores, terá números mais interessantes de fluxo de caixa para apresentar. 

4 – Redução das preocupações corporativas

Contratar uma empresa terceirizada permite não precisar se ocupar de questões de ordem prática, como escala de funcionários dos setores terceirizados e substituições durante período de férias. A prestadora de serviço é responsável pelos seus colaboradores, de maneira que será ela quem vai organizar a forma como as substituições vão ser realizadas. O setor de recursos humanos da tomadora de serviço poderá se ocupar de temas mais relevantes. 

5 – Mais produtividade

A terceirização contribui para oferecer mais produtividade no tocante à atividade em questão. O contrato com a empresa terceirizada prevê a realização do serviço independente de imprevistos que venham a ocorrer. Dessa forma, se evita perda de produtividade, pois não existe a possibilidade de o serviço não ser entregue. Ao contratar profissionais diretamente para realizar tal atividade, a organização pode ter dificuldades de gerenciar as entregas desses colaboradores.

6 – Tempo para inovação

Mencionamos algumas vezes ao longo deste artigo o quanto é positivo para as empresas abrirem mão do controle total de algumas atividades. Ao deixar que outra companhia supra necessidades específicas, como segurança, limpeza, portaria, entre outros, você está permitindo que seus funcionários se dediquem mais completamente às suas atividades, obtendo resultados mais significativos em suas áreas de atuação. 

7 – Diminuição de riscos

Todos os segmentos enfrentam dificuldades e empresas com foco em realizar uma determinada atividade tendem a se especializar no seu mercado, encontrando, assim, as respostas em situações de crise. Terceirizar significa contar com a expertise da prestadora de serviço para reduzir os impactos que um período nebuloso pode gerar.

A terceirização representa a redução de custos e mais assertividade para o dia a dia corporativo!

 

Imagem: https://www.shutterstock.com/home

Desejo receber mais artigos como esse:

Gostou? Compartilhe

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *