Controle de acesso e a importância de monitorar a entrada e saída de pessoas


O controle de acesso com o devido monitoramento de quem entra e quem sai de um condomínio residencial ou empresarial, indústrias e sedes de companhias é crucial para que se tenha um sistema de segurança sólido. A falta de monitoramento assertivo expõe o ambiente à entrada de pessoas não autorizadas. 

Controle de acesso: por que é tão importante saber quem entra e quem sai?

Contar com recursos de segurança, como um vigilante profissional e câmeras, é importante para aumentar a sensação de tranquilidade dos moradores (no caso de condomínios residenciais) e dos colaboradores (no caso de empresas), assim como para preservar o patrimônio físico.

No entanto, se não houver um controle de quem entra e quem sai, esses recursos acabam perdendo seu sentido. Mesmo com todo um aparato de vigilância, é possível que indivíduos mal intencionados consigam entrar em condomínios e empresas pelo simples fato de não terem que passar por um profissional controlador de acesso. 

Para resolver essa questão, contratar uma empresa de segurança é uma excelente alternativa, pois esse tipo de prestadora de serviço conta com profissionais devidamente treinados para assumir essas funções, além de ter equipamentos de última geração. 

Profissional treinado + Tecnologia

Essa é a equação ideal para ter um controle de acesso assertivo em seu condomínio ou empresa. É importante ressaltar que o controlador de acesso tem funções diferentes das de um porteiro, cabe a ele verificar quem é a pessoa que está tentando adentrar o local e se ela tem passe livre. 

Em muitos condomínios ou companhias, esse profissional fica posicionado junto ao portão externo, encaminhando quem passa pelo crivo de acesso ao porteiro na recepção. Para facilitar o processo de monitorar e permitir o acesso de quem frequenta o espaço com certa frequência, é possível utilizar recursos tecnológicos variados como softwares de cadastro ou então sistemas biométricos para a conferência e liberação da entrada. 

Como ter um sistema eficaz de controle de acesso

Como ficou claro ao longo deste artigo, é muito importante manter o controle de quem entra e de quem sai para ter uma segurança realmente sólida. Para que esse processo de monitoramento seja eficaz, é interessante contar com alguns recursos específicos. A seguir vamos apresentar com mais detalhes esses recursos, lembrando que empresas de segurança terceirizadas oferecem essas soluções de maneira prática. 

1 – Sistemas de senhas para acesso

Sistemas verificadores de senhas permitem realizar um controle de acesso para recepção prático e moderno. Somente quem tem a senha consegue entrar no ambiente, a única questão nesse caso é fazer com que os moradores compreendam que não podem passar o código para suas visitas e familiares de maneira indiscriminada.

2 – Sistema biométrico

Ainda mais eficiente que os sistemas de senha, porque utiliza informações biométricas das digitais ou da íris para liberar ou não o acesso ao ambiente. É uma tecnologia que oferece rapidez para quem está liberado para entrar e, também, oferece baixa taxa de fraude. 

3 – Portões com controlador de acesso

Como mencionamos, alguns condomínios residenciais e empresariais optam por contar com o profissional de controle de acesso, sendo o trabalho dele complementar ao do porteiro. A diferença entre os dois é que o controlador tem como função apenas monitorar quem entra e quem sai, não se ausentando sob nenhuma hipótese do seu posto. Ter que passar por esse profissional no portão é uma forma de aumentar a segurança interna.

O controle de acesso é essencial para manter condomínios e sedes empresariais seguros, pois reduz consideravelmente as chances de estranhos conseguirem invadir, expondo os frequentadores autorizados a vários riscos. 

 

Imagem: https://www.shutterstock.com/home

Desejo receber mais artigos como esse:

Gostou? Compartilhe

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *