Entenda a importância do bombeiro civil terceirizado


Locais com grande circulação de pessoas demandam a presença de um bombeiro civil, profissional especializado e preparado para agir em eventuais situações de risco. Trata-se de uma garantia de que, em uma emergência, serão tomadas as atitudes certas para garantir a segurança dos presentes. Continue lendo e entenda a relevância de contratar um profissional terceirizado dessa área.

O que um bombeiro civil faz?

Ao contratar uma empresa de segurança terceirizada, é possível incluir a contratação de um bombeiro civil, quando a mesma conta com esse serviço. Esse profissional realiza atividades de análise, contenção e reação a situações de risco para os frequentadores de um determinado espaço. A seguir listamos algumas das principais atividades realizadas por um bombeiro civil:

Análise de riscos

Avaliação prévia dos potenciais riscos oferecidos por uma estrutura. 

Inspeção de equipamentos

O bombeiro civil deve inspecionar os equipamentos de combate a incêndios para ter certeza de que estão dentro das regras básicas de segurança. 

Plano de emergência

O profissional deve desenvolver um plano de emergência para o caso de incêndio, de maneira a ter como evacuar o local com efetividade.

Manuseio de produtos perigosos

O bombeiro civil deve manusear produtos perigosos que eventualmente estejam no local, reduzindo sua capacidade de causar danos. 

Estabelecer e inspecionar rotas de fuga

Além de traçar um plano de como sair de um lugar em caso de risco potencial, o bombeiro civil deve fazer constantes inspeções para saber se a estratégia é pertinente. 

Primeiros socorros

Esse profissional pode prestar atendimento de primeiros socorros em uma situação de emergência. 

Salvamentos

Um profissional habilitado para auxiliar pessoas que se encontrem em diferentes tipos de dificuldade. 

Identificação de irregularidades

O bombeiro deverá identificar e remediar irregularidades detectadas no local que está sob sua responsabilidade. 

Sugestão de melhorias

A partir da detecção de irregularidades, esse profissional pode sugerir melhorias para o local, a fim de torná-lo mais seguro. 

Por que é importante contratar um bombeiro civil terceirizado?

Mão de obra terceirizada qualificada para desempenhar funções de segurança é essencial para todo e qualquer local com circulação de pessoas. No caso de ambientes em que há um volume expressivo de pessoas diariamente, se mostra necessário ter os serviços de um bombeiro civil para evitar a exposição a riscos facilmente neutralizáveis, assim como ter alguém preparado para guiar os presentes para uma rota de fuga segura.

Além de ser uma questão de bom senso, é também uma obrigatoriedade legal em inúmeras situações, como em eventos de grande porte, shoppings, shows, hipermercados, igrejas com grande circulação de pessoas, órgãos públicos, empresas com muitos funcionários, hospitais, entre outros. A NBR 14608 determina a proporção de bombeiros civis necessária por metro quadrado. Esse é mais um dado relevante de ser considerado no momento de estruturar a segurança do seu empreendimento. 

Escolhendo uma empresa de segurança terceirizada

Na hora de contratar mão de obra terceirizada de segurança, é essencial verificar a procedência da empresa. Primeiro, verifique se a mesma tem as devidas autorizações concedidas pelo Ministério da Justiça e Polícia Federal. Em seguida, informe-se sobre o tempo de experiência da companhia atuando nesse setor e como os seus clientes mais antigos a avaliam.

Não esqueça de verificar também a adequação dos profissionais oferecidos pela organização para atender às necessidades do seu empreendimento. É fundamental que todos estejam com a documentação e certificação (quando exigido) em dia. A qualidade do serviço de segurança prestado é um reflexo da seriedade com a qual a companhia se posiciona no mercado.

Ao contratar um bombeiro civil terceirizado de uma empresa séria você está mostrando a todos que preza pela segurança das pessoas que frequentam o seu empreendimento nos mais diferentes aspectos.

 

Imagem: https://www.shutterstock.com/home

Desejo receber mais artigos como esse:

Gostou? Compartilhe

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *