Saiba a diferença entre a segurança orgânica e particular


Gestores de empresas que estão analisando estratégias para o aumento da segurança patrimonial com certeza já se depararam com o termo segurança orgânica, continue acompanhando para entender exatamente o que ele significa. Com esse conhecimento, fica mais simples determinar se é mais interessante contratar um segurança CLT ou os serviços de uma terceirizada.

O que é segurança orgânica?

Quando uma empresa opta por contratar um segurança de forma direta, está adotando o sistema de segurança orgânica. Nesse caso, ela é a responsável por todas as questões legais que compõem a contratação de um vigilante orgânico, como o processo seletivo, solicitação de autorizações junto à Polícia Federal e fornecimento dos direitos trabalhistas.

O segurança é um funcionário do quadro de colaboradores da própria empresa e, por isso, é ela quem deve prestar contas junto à Polícia Federal e demais órgãos reguladores da profissão. O processo de seleção de profissionais para essa área deve levar em consideração o equilíbrio emocional do indivíduo, assim como o seu preparo para agir em situações que fujam da normalidade. 

Manutenção do bom serviço 

No tocante à segurança orgânica legislação, é fundamental que a companhia que está pensando em contratar seus próprios funcionários saiba que precisará renovar anualmente junto ao Ministério da Justiça a autorização para realização da atividade e que terá a responsabilidade pela formação e reciclagem do colaborador (incluindo obtenção de CNV – Carteira Nacional de Vigilante). 

Seguranças e vigias precisam passar por acompanhamento de saúde física e psicológica com frequência para que possam exercer as suas funções com assertividade. Não cumprir essas questões legais pode acarretar em multas ou até mesmo impossibilitar a empresa de continuar utilizando o sistema de segurança orgânico. 

Qual a diferença entre segurança orgânica e particular?

Ao contratar uma empresa de segurança particular, o gestor transfere todas as questões citadas acima para a fornecedora do serviço. O profissional é contratado da companhia terceirizada, cabendo a ela resolver as questões legais envolvidas diretamente ao exercício da profissão, assim como se responsabilizar pelas questões trabalhistas. 

A grande vantagem de contratar uma empresa de segurança é o fato de ela é quem irá realizar toda a parte legal de seleção e efetivação dos profissionais de segurança. Além disso, essas companhias se destacam por contar com sistemas avançados de tecnologia para tornar o monitoramento mais eficiente. Algumas áreas demandam uma expertise bem específica, de maneira que é interessante redirecionar para uma terceirizada.

Custos da segurança orgânica

Além da questão legal, é interessante mencionar que empresas orgânicas de vigilantes, ou seja, aquelas que se responsabilizam pela contratação direta de funcionários de segurança, podem ter custos mais elevados no dia a dia, em comparação com aquelas que terceirizam essa função. 

O ponto central da questão está no fato de que essas companhias precisam se responsabilizar pelo pagamento do salário, encargos trabalhistas, aquisição de equipamentos, montagem de uma escala de trabalho com mais funcionários, entre outros. Colocando na ponta do lápis, os custos de contratar uma empresa de segurança particular podem ser bem menores. Faça a análise comparativa dos custos para chegar às suas próprias conclusões. 

Pesquise o mercado

Para encontrar a empresa de segurança de patrimônio ideal para atender às demandas do seu imóvel corporativo ou residencial, é interessante fazer uma ampla pesquisa de mercado. Além de comparar diretamente os valores de cada companhia, leve em conta também a entrega de projetos personalizados para os seus espaços, tecnologia dos equipamentos e treinamento dos colaboradores.

Outra opção interessante para os gestores de empresas é a segurança pessoal, serviço com foco em estabelecer um esquema de proteção para um indivíduo e seus entes queridos. A mesma empresa que fornece a segurança patrimonial pode ser também a fornecedora desse serviço pessoal.

Agora que já sabe qual é a diferença entre segurança orgânica e segurança particular pode direcionar a sua busca de acordo com suas necessidades, a fim de encontrar a melhor empresa do segmento.

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/

Desejo receber mais artigos como esse:

Gostou? Compartilhe

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *