Saiba as diferenças entre Porteiro e Controlador de Acesso


Contar com bons profissionais na portaria de empresas e condomínios, seja residenciais ou comerciais, é essencial para garantir um dia a dia mais seguro. O porteiro e o controlador de portaria são os principais responsáveis pela fiscalização de quem entra no edifício, contudo, tem funções específicas e perfis distintos. Entender essas diferenças é essencial para montar um time mais preparado. 

Funções do porteiro

Para que seja mais fácil entender quais são as diferenças entre porteiro e controlador de acesso, vamos traçar o perfil de ambos, iniciando com o profissional destacado para a portaria interna dos empreendimentos. O profissional que deseja atuar como porteiro deve ter 2° grau completo, algumas vagas exigem experiência na área. Há um curso de formação para esse cargo, sendo interessante que o profissional o faça, embora não seja exatamente uma exigência para contratação. 

Cabe ao porteiro realizar todas as atividades relacionadas à portaria, incluindo recepcionar os moradores e visitantes (fazendo a fiscalização de quem entra e sai), bem como distribuir correspondências, avisar da chegada de entregas, atender o interfone, fazer rondas, auxiliar os moradores com algumas questões, levando as suas reclamações ao zelador, entre outras. 

O profissional que irá atuar na portaria deve ter boa capacidade de relacionamento interpessoal, estabelecendo uma relação harmônica com os moradores, assim como deve ter atenção para acontecimentos fora do padrão de normalidade. É um trabalho que demanda concentração e capacidade de observação. 

Funções do controlador de acesso

Para atuar como controlador de acesso é exigido 1° grau completo e não é necessário ter experiência na área. Se o indivíduo tiver um curso profissionalizante, certamente irá se destacar no mercado, mas não se trata de uma exigência. Basicamente, sua função é controlar o acesso externo ao condomínio. Geralmente, esse profissional fica em um posto fora do empreendimento.

O controlador de acesso não realiza nenhuma das outras funções pertinentes à portaria. Em caso de ele ter alguma dúvida sobre alguém que está tentando acessar o condomínio, deve encaminhar esse indivíduo para o balcão da portaria. O porteiro assume a responsabilidade de conferir a procedência da identificação daquele que está tentando entrar. 

Dentre as tarefas do controlador de acesso estão o controle de entrada e saída do condomínio, controle de movimento e aglomeração de indivíduos no entorno do empreendimento e observação do cumprimento das regras estabelecidas pela administração do imóvel. Esse profissional faz a primeira verificação das pessoas que estão tentando acessar o empreendimento. 

Contratação de terceirizados

Para contar com porteiros e controladores de acesso qualificados e bem treinados, a dica é contratar uma empresa de segurança terceirizada para ter acesso a essa mão de obra. Companhias sérias desse setor fazem uma seleção bastante criteriosa dos profissionais e oferecem a eles treinamentos para reciclagens constantes. 

Os profissionais destacados para trabalhar na portaria devem estar preparados para agir com assertividade nas mais variadas situações do dia a dia, evitando problemas para os moradores e situações desagradáveis. Opte por serviços de segurança que incluam a possibilidade de monitorar o trabalho dos profissionais terceirizados, realizando uma auditoria eficaz.

Outras medidas de segurança

Além da contratação de uma empresa terceirizada que ofereça serviço de portaria e controladoria de acesso 24 horas, é essencial investir em outros recursos de segurança, como sistema de câmeras e alarmes. A tranquilidade dos moradores e frequentadores dos condomínios deve ser a prioridade dos gestores. O monitoramento é um recurso que contribui para aumentar a segurança e deve ser realizado por profissionais devidamente preparados para tal.

Gostou de saber mais sobre as diferenças entre porteiro e controlador de acesso? Deixe seus comentários e compartilhe em suas redes sociais

 

Copyright: shutterstock.com

Desejo receber mais artigos como esse:

Gostou? Compartilhe

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *