Segurança Eletrônica – Tecnologia Biométrica a favor das pessoas


A segurança eletrônica deu um grande salto com o desenvolvimento da tecnologia biométrica, uma vez que tornou possível um controle mais efetivo do acesso de indivíduos a áreas restritas. Chaves, senhas e cartões magnéticos podem ser roubados, no entanto, não dá para copiar características genéticas particulares a cada indivíduo. 

Segurança eletrônica: a importância da tecnologia biométrica

A biometria, que durante algum tempo foi relacionada apenas a histórias de filmes de ficção científica ou investigação policial, passou por uma crescente popularização nos últimos tempos no setor de segurança. O astrônomo William Herschel, em 1858, deu início ao desenvolvimento da tecnologia devido a um hobby bastante curioso de observar digitais deixadas na parte de trás de contratos.

Desde então, as características únicas pertinentes a cada ser humano, como digitais, voz e íris passaram a ser utilizadas como medidas para identificar e diferenciar uma pessoa da outra. Os sistemas de acesso que tem como base a identificação biométrica são praticamente imunes a fraudes. Como mencionamos no início deste artigo, é possível roubar cartões magnéticos, chaves e até descobrir senhas, mas não dá para copiar características biométricas.

Como funciona o sistema biométrico?

Para implementar um sistema de acesso por biometria em condomínios residenciais ou empresariais, assim como em sedes corporativas, é interessante contratar uma empresa de segurança que, além de contar com toda a estrutura tecnológica, possua expertise no tema. Basicamente, para utilizar essa tecnologia é necessário ter um aparelho de leitura e cadastro de características biométricas.

A primeira etapa do processo consiste em fazer a captura das características em questão, o cadastro de quem poderá ter acesso ao ambiente que está sendo protegido. Após ter seu cadastro feito, o indivíduo parte para a segunda etapa, que é inserir seu dado biométrico no equipamento para poder liberar sua entrada. Pode ser um sistema de leitura de digitais ou de íris, por exemplo.

A liberação ou não da entrada do indivíduo acontece na terceira etapa, que é a de identificação, ou seja, quando o sistema verifica em sua base de dados se possui o cadastro do dado biométrico em questão. Se o dado inserido corresponder a uma amostra presente no sistema, o indivíduo poderá entrar, caso contrário, não terá acesso.

Por que a tecnologia biométrica é vantajosa?

A segurança eletrônica se tornou muito mais eficiente com o desenvolvimento de recursos biométricos, pois permitiu realmente restringir o acesso a ambientes específicos para indivíduos autorizados. Deve-se observar que, além de ser uma ferramenta válida para a entrada de condomínios e empresas, pode ser usado no interior dessas edificações, como uma maneira de isolar uma sala ou departamento que não deve ser de livre acesso.

Esse é um dos recursos de segurança mais difíceis de driblar, sendo muito raros os casos em que se conseguiu enganar o sistema de biometria. Outro ponto que deve ser considerado diz respeito ao baixo custo de aquisição de equipamentos biométricos, assim como a baixa taxa de manutenção. 

Por fim, mas não menos importante, é válido ressaltar que o sistema de biometria permite identificar quem estava presente em determinados períodos no espaço físico, servindo, inclusive, como uma forma de monitorar a presença dos funcionários na companhia. 

Segurança por biometria é um benefício para as pessoas

A contratação de serviços de segurança terceirizados garanta mais tranquilidade no dia a dia dos moradores de um condomínio, assim como dos colaboradores de uma empresa. Além da segurança das pessoas, que é o mais relevante, é válido citar o aumento da segurança do patrimônio físico das organizações. Os recursos biométricos tornam o controle de entrada e saída mais efetivo.

A tecnologia biométrica é uma grande aliada da segurança eletrônica! Um recurso que vale a pena ser considerado por condomínios residenciais e empresas.

 

Imagem: https://www.shutterstock.com/home

Desejo receber mais artigos como esse:

Gostou? Compartilhe

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *