Segurança Patrimonial Escolar – Veja 5 passos para o funcionamento


Cada vez mais a segurança patrimonial escolar vem se tornando um dos critérios decisivos de escolha de uma ou outra instituição educacional pelos pais. Em um momento em que os riscos à integridade das crianças já ultrapassaram os portões escolares, é crucial contar com um serviço de segurança especializado. Nesse artigo você poderá conhecer os 5 passos para dar início ao funcionamento de uma estratégia de segurança eficiente. 

Segurança patrimonial escolar: 5 passos para o início de seu funcionamento

Além de contratar os serviços de uma empresa segurança privada, o grupo escolar deve investir na concretização dos 5 passos a seguir para dar início ao seu projeto de segurança. Continue lendo e entenda melhor.

Passo 1 – Pesquisa e contratação de empresa de segurança

O primeiro passo para tornar a escola um ambiente mais seguro para os estudantes e profissionais que trabalham lá, é realizar uma ampla pesquisa de empresas de segurança patrimonial para encontrar uma que ofereça serviços eficientes, incluindo pessoal qualificado e equipamentos de última geração, como câmeras.

Cada local demanda um planejamento específico de estratégias de segurança, levando em consideração a estrutura física e o movimento do dia a dia, então, opte por uma empresa que ofereça atendimento personalizado. Um projeto de segurança básico desenvolvido para clientes de uma forma geral pode não funcionar no todo, deixando brechas. 

Passo 2 – Uso de câmeras

A implementação de um projeto de segurança com câmeras em pontos estratégicos da estrutura física da escola é fundamental para coibir situações irregulares e preservar a integridade dos estudantes. Como já mencionamos, cada instituição tem suas próprias necessidades e particularidades em relação à segurança, de maneira a ser relevante considerar isso antes de fazer sua escolha. Prefira empresas de segurança que oferecem a opção de acompanhamento em tempo real do que acontece nas câmeras. 

Passo 3 – Instalação de sistema de alarmes

Para garantir a segurança dos bens materiais e dos indivíduos que frequentam a escola, é importante investir na instalação de alarmes. Sistemas com tecnologia atualizada e capaz de driblar a ação até dos mais especializados invasores, são fundamentais para preservar a instituição. A empresa de segurança patrimonial deve ter uma equipe pronta para agir ao menor sinal de que algo está errado. 

Passo 4 – Vigilante

O vigilante patrimonial tem um papel bastante importante no dia a dia da escola para detectar e remediar situações que possam sair do controle e/ou comprometer a segurança das crianças. O profissional escolhido pela empresa de vigilância patrimonial para assumir esse posto deve ser treinado e estar preparado para percorrer mais do que os limites internos da escola.

Um bom vigilante deve estender sua observação criteriosa para as esquinas e entorno da instituição de ensino, de maneira a identificar problemas que podem ser levados para dentro dos muros e também situações de risco. A equipe da empresa de segurança precisa ser bem preparada para responder satisfatoriamente aos desafios. 

Passo 5 – Terceirização de serviços

Para aumentar a eficiência e a segurança cotidiana na escola, é válido contratar uma empresa terceirizada para a realização de serviços, como atendimento de portaria e limpeza. Algumas companhias do setor de segurança patrimonial oferecem essas opções, permitindo desenvolver uma estratégia unificada em que os profissionais atuantes no ambiente escolar são treinados e estão prontos para agir em situações complexas. 

Informe-se sobre a frequência com a qual os profissionais destacados para as tarefas terceirizadas passam por reciclagens, a atualização constante é crucial para o fortalecimento da segurança. 

Com essa dica a busca por uma empresa de segurança patrimonial para escolas será muito mais produtiva!

 

Copyright:  https://www.shutterstock.com/home

Desejo receber mais artigos como esse:

Gostou? Compartilhe

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *