Como escolher uma empresa de limpeza e conservação?


A escolha de uma empresa para realizar a limpeza e conservação de áreas de uso comum em empresas e condomínios residenciais deve ser feita observando alguns critérios, como adequação à rotina do local e qualidade dos serviços. Continue acompanhando para saber como fazer uma escolha assertiva e evitar uma série de problemas.

Dicas de como escolher uma empresa de limpeza e conservação 

A terceirização dos serviços de limpeza e conservação já é uma realidade no universo corporativo e vem crescendo em condomínios residenciais. Além de ser mais prática, essa opção reduz inúmeros custos e ainda proporciona mais eficiência para a manutenção da limpeza. Saiba quais são os quesitos mais importantes de levar em consideração na hora de escolher uma empresa desse setor.

1 – Atenção às questões trabalhistas

Quando estiver negociando a contratação de uma empresa de serviços de limpeza, é importante verificar a idoneidade da mesma em relação aos seus funcionários, para isso, solicite o envio de certificado de regularidade junto ao FGTS e certidões negativas de débitos trabalhistas. A empresa deve estar em dia com o pagamento dos direitos dos colaboradores e dos impostos. 

2 – Segurança dos funcionários

Serviços de limpeza demandam o uso de produtos químicos e alguns equipamentos que podem oferecer riscos para os funcionários. Antes de fechar contrato com uma prestadora de serviços, verifique se os produtos utilizados estão de acordo com as regras de salubridade. Os colaboradores da empresa terceirizada devem ter acesso a equipamentos de acordo com as atividades que venham a desempenhar. 

3 – Produtos específicos

Esse é um tópico de grande importância, pois o uso de um produto de limpeza inadequado para um determinado material pode causar um grande prejuízo. A equipe terceirizada de limpeza deve fazer uma visita técnica ao local de manutenção para saber quais são os materiais e particularidades que irá encontrar. 

4 – Equipe treinada

Os funcionários da empresa de prestação de serviços de limpeza e conservação devem ser treinados para executar suas tarefas, assim como serem solícitos com os frequentadores do espaço, evitando eventuais problemas. Limpeza é algo bastante delicado que, como já mencionado, pode gerar prejuízos quando não é feita adequadamente. 

5 – Cronograma

Um ponto diferencial para a contratação de uma empresa de limpeza e manutenção é a possibilidade de fazer um cronograma de atendimento levando em consideração os melhores horários para o espaço. Cada empresa e condomínio tem suas próprias especificidades e perfis de frequentadores, de maneira que é interessante ter a possibilidade de elaborar um planejamento voltado para esse contexto.

6 – Integração de serviços

Algumas empresas oferecem serviços de portaria e limpeza, além de segurança, de maneira a possibilitar um contrato financeiramente mais interessante abarcando todos esses segmentos. A dica é analisar as necessidades do condomínio ou da companhia para saber quais são os serviços mais imprescindíveis para este momento.

Contar com uma única prestadora de serviço para todas essas modalidades permite tornar o dia a dia mais prático, além de ter a vantagem de integrar as atividades. Também é mais seguro, porque os funcionários dessa companhia terão uma forma de acesso padrão ao local, evitando brechas criadas por diferentes tipos de identificação.

Faça uma boa pesquisa e contrate com assertividade 

A contratação de uma empresa de segurança, conservação, limpeza e portaria deve ser feita verificando a documentação necessária para atuação no mercado da prestadora e a qualidade dos serviços. Mais do que observar apenas a questão financeira, é ideal pensar na adequação da prestadora ao cotidiano do local e das pessoas que o frequentam.

Gostou dessas dicas de como fazer uma boa escolha de empresa terceirizada de limpeza e conservação? Deixe seu comentário abaixo! 

 

Copyright:

Desejo receber mais artigos como esse:

Gostou? Compartilhe

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *