O que analisar na hora de escolher uma empresa de segurança e portaria?


A escolha de uma empresa de segurança e portaria para a preservação de patrimônio residencial ou corporativo deve ser feita considerando alguns critérios bastante relevantes. Fazer comparação de preços não deve ser o único foco, afinal, trata-se da fornecedora de serviços de segurança, uma necessidade básica nos dias de hoje.   

Dicas para escolher uma empresa de segurança

Ao se deparar com a necessidade de contratar uma empresa de segurança e portaria surgem questões relativas a como fazer uma escolha com mais assertividade para evitar complicações em médio e longo prazo. Como se trata de um tipo de serviço com grande importância, recomendamos a observação de alguns critérios que listamos a seguir. 

Conheça o histórico da empresa

Para ter certeza de estar fazendo a escolha certa, vale a pena fazer um estudo do histórico da companhia em questão no mercado, saber há quanto tempo ela realiza esse tipo de serviço, como é feito o treinamento dos seus funcionários, se existem reclamações de clientes, entre outros. Ter o cuidado de fazer essa análise prévia pode evitar uma série de problemas no futuro.

Documentação obrigatória

Ao entrar em contato com empresa de segurança SP ou em outros estados, verifique se a mesma está dentro das regras estipuladas pela legislação. Além de ter CNPJ válido, é crucial que a organização tenha o certificado de segurança concedido pela Polícia Federal (e que deve ser renovado anualmente) e a autorização de funcionamento emitida pelo Ministério da Justiça.

Também é possível solicitar documentos como comprovantes de que a empresa cumpre a legislação trabalhista, evitando problemas relacionados aos contratados terceirizados. Embora eles não façam parte do quadro de colaboradores da sua companhia, podem acabar manchando a sua imagem corporativa caso precisem recorrer aos direitos na justiça. Além disso, dá para desconfiar da seriedade de uma empresa envolvida em diversos processos trabalhistas, não é mesmo? 

Treinamento e fiscalização dos funcionários

A contratação de empresa de portaria e segurança deve ser feita mediante o conhecimento da preocupação da mesma com o treinamento e constante orientação de seus colaboradores. Os profissionais destinados a realizar serviço de portaria devem ser atualizados a respeito de situações que podem ter que enfrentar em seu cotidiano quando estiverem cumprindo seu papel. 

Fornecedoras de serviços de segurança realmente sérias contam com mecanismos de fiscalização do trabalho realizado pelos seus colaboradores. O contratante precisa ter plena confiança ao assinar o contrato e permitir que esses funcionários se responsabilizem por funções estratégicas tão relevantes. 

Avaliação da tecnologia

A base da segurança particular atualmente está intimamente relacionada à tecnologia, então, é bastante relevante informar-se sobre os equipamentos utilizados pela potencial fornecedora desse serviço. Tenha como um diferencial a criação de um sistema de monitoramento personalizado para as necessidades do seu imóvel. 

Contar com sistema de auditoria remota também é importante para que os clientes possam verificar as imagens produzidas pelo sistema em tempo real por dispositivos móveis, como smartphones e tablets. 

Rondas virtuais

Empresas de segurança patrimonial que oferecem rondas virtuais se destacam porque mantêm um controle mais efetivo do que está acontecendo no seu imóvel em tempo real. A internet é uma ferramenta bastante interessante, desde que bem usada, pergunte para a empresa como é feito o monitoramento das imagens geradas pelas câmeras.

Algumas empresas permitem que as imagens sejam armazenadas, de maneira que possam ser usadas para posterior conferência. É essencial que a empresa de segurança conte com um sistema de acionamento rápido dos órgãos de segurança pública em caso de alguma anormalidade.

Gostou das dicas de como escolher com mais assertividade uma empresa para prestar serviços de segurança e portaria? Deixe seus comentários abaixo. 

 

Copyright:  https://www.shutterstock.com/

Desejo receber mais artigos como esse:

Gostou? Compartilhe

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *