Você sabe o que é um inspetor de segurança?


O inspetor de segurança tem um papel bastante relevante para a gestão da realização das funções dos profissionais de vigilância. É importante contar com alguém preparado para assumir essa responsabilidade, garantindo dessa forma a excelência da segurança do patrimônio, seja ele residencial ou corporativo. Continue lendo para entender um pouco mais sobre essa atividade.

Inspetor de segurança: o que é e o que ele faz?

Se você está se perguntando o que é inspetor de segurança e o que ele faz, pode ficar tranquilo, pois vamos esclarecer esses tópicos. A função principal desse profissional é a fiscalização do trabalho realizado pelos vigilantes envolvidos na segurança. Como gestor do trabalho dos vigilantes, o inspetor verifica a assertividade do cumprimento das tarefas dos mesmos e se todos estão atuando conforme a estratégia desenhada.

Responsabilidades

O posto de inspetor de segurança deve ser assumido por um indivíduo com experiência na área de vigilância, pois ele precisa ter a capacidade de antever eventuais ocorrências e pensar em estratégias para inibi-las ou amenizar seus efeitos. Também é sua responsabilidade conferir se os profissionais de vigilância contam com a infraestrutura necessária, tanto de estrutura física do ambiente como de equipamentos.

Para que a estratégia de segurança de patrimônio seja realizada com efetividade e qualidade, é fundamental que haja a figura do inspetor para a fiscalização recorrente. Quando não há esse profissional, é mais fácil que ocorram erros e eventuais desvios estratégicos da manutenção da qualidade de monitoramento. Segurança é um processo que precisa ser constantemente revisto.

Atividades do inspetor de segurança

A seguir você poderá conferir uma lista com o que faz inspetor de segurança patrimonial, perceba que são atividades de grande importância para a manutenção de um serviço de segurança de qualidade. 

Fiscalização do trabalho dos vigilantes

Cabe ao inspetor verificar a frequência dos profissionais de vigilância, o cumprimento de suas escalas, se estão realizando as suas tarefas e como está a qualidade desse trabalho. Basicamente, esse inspetor é o gerente das atividades dos vigilantes, garantindo que o serviço seja oferecido com a máxima qualidade.

Fiscalização das normas da legislação

O profissional de inspeção da empresa de segurança também precisa estar atento ao cumprimento das especificidades da legislação referente a esse segmento. Ao observar microscopicamente as tarefas sendo realizadas, ele ainda deve sugerir medidas preventivas e que tornem o trabalho mais efetivo. 

Relatórios

Faz parte de sua rotina fazer a avaliação dos resultados, estabelecendo dessa maneira formas mais práticas de manter a qualidade do trabalho. Relatórios com feedbacks sobre os vigilantes, os equipamentos e a efetividade das estratégias contribuem para uma análise global dos resultados. 

Acompanhamento mais próximo dos vigilantes

A existência de uma liderança no grupo de vigilantes é importante para que haja um diálogo mais fácil com o cliente, permitindo assim melhorar as condições físicas e emocionais desses profissionais que possuem uma função tão necessária atualmente. A proximidade dessa liderança do grupo faz toda a diferença no que diz respeito à identificação de necessidades dos prestadores desse relevante serviço.

Inspetor de segurança: um profissional muito importante

Ao longo deste artigo, ficou bastante claro o motivo pelo qual o inspetor de segurança é um profissional de relevância dentro do contexto de manutenção patrimonial. Ao contratar uma empresa de segurança particular é essencial verificar se essa função está a cargo de um profissional bem preparado para exercê-la. 

A liderança e verificação constante da realização da estratégia cuidadosamente elaborada para a segurança é crucial para não ter problemas com o seu patrimônio, garantindo que ele seja permanentemente preservado. 

Gostou de sabe mais sobre as atribuições de um inspetor de segurança? Já conhecia essa profissão? Deixe seu comentário abaixo!

 

Copyright: https://www.shutterstock.com/

Desejo receber mais artigos como esse:

Gostou? Compartilhe

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *